De redes sociais a compras virtuais, de cinemas a cursos, de bancos a serviços de saúde, sabemos que a tecnologia está cada vez mais presente em praticamente todas as nossas ações.

Contudo, junto a esse comportamento está a insegurança no mundo digital. São cada vez maiores os números de ocorrências voltadas para crimes virtuais. As estratégias utilizadas por pessoas de má-fé colocam em xeque a proteção de dados dos usuários das centenas de serviços disponíveis na Internet.
“Estamos vivendo há tempos uma realidade na qual o meio digital passou a ser o palco principal para crimes. Nos últimos meses, no entanto, notamos um aumento bastante significativo na procura de pessoas afetadas por essas ações que trazem enormes prejuízos emocionais e financeiros, algumas vezes”, destaca o advogado Túlio Magno, especialista em processo penal.
Segundo o especialista, a recente Lei Federal 13.709/20, com vigência desde o último mês de agosto, vem para tentar criar um contexto de maior segurança jurídica em meio a uma realidade que assusta pela atuação de pessoas voltadas a aplicar golpes virtuais.
“A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) surge para compor uma série de legislações já existentes na tentativa de trazer mais segurança aos usuários digitais, especialmente quanto à questão de sigilo de informações pessoais”, ressalta.

Conteúdo original: https://www.cearaemoff.com.br/noticias/especialista-explica-a-importancia-da-lei-de-protecao-de-dados-frente-ao-aumento-de-crimes-virtuais