O mundo nos pede hoje paciência, resiliência e respeito. É com atitudes corretas perante o outro que poderemos enfrentar todo esse cenário marcado por inúmeras dificuldades, aprender com ele e sairmos seres humanos ainda melhores. Em meio a um contexto de caos, medo e angústia vivenciado por todos nós, cada atitude tomada e informação divulgada ganham notoriedade e proporções inimagináveis.

Túlio Magno Advogado
É responsabilidade de cada um preservar pela legalidade dos nossos atos, incluindo o que propagamos de informações. Em meio a uma pandemia, é inaceitável que nos tornemos reféns de notícias falsas cujas consequências podem ser desastrosas e atentar contra direitos e, até mesmo, contra a democracia.
Uma notícia cuja base é a mentira, muitas vezes, possui como objetivo ferir a honra de outra pessoa, desmoralizar, disseminar ódio ou reforçar uma opinião equivocada. Essas condutas, infelizmente, praticadas em diferentes setores sociais, ainda precisam ser melhores controladas e punidas.
O ordenamento jurídico brasileiro já traz importantes previsões quanto às responsabilidades para quem divulga as famosas fake news, mentiras que são divulgadas como verdades e que se dissemina principalmente nas redes sociais. No Ceará, uma nova lei precisou ser sancionada devido os inúmeros casos de notícias falsas e a constante desinformação gerada durante a pandemia. O caso é muito grave e precisa ser encarado com toda a seriedade que merece. O poder público precisa se valer das suas prerrogativas e defender a sociedade de práticas que podem ferir os mais diversos direitos, como a dignidade.
Precisamos que o governo e os diversos segmentos da sociedade estejam unidos para proteger a verdade e o cidadão de notícias duvidosas que podem colocar em risco direitos importantes e fundamentais. Uma informação falsa tem um poder que, atualmente, não podemos sequer mensurar. Uma questão importante a ser sempre mencionada é que não devemos nunca entender a liberdade de expressão como meio para legitimar discursos e divulgação de dados falsos.
Espero que possamos avançar como sociedade e termos sabedoria para agirmos com justiça no combate à desinformação.

Conteúdo original: https://mais.opovo.com.br/jornal/opiniao/2020/05/29/tulio-magno–a-importancia-da-verdade-na-pandemia.html